O que são margens de lucro?

margens-de-lucro

O que são margens de lucro?

Entender sobre as margens de lucro é muito importante para você saber se realmente o seu negócio está tendo uma boa lucratividade.

É apenas a partir do entendimento desse conceito que se torna possível saber se as suas estratégias estão dando certo ou se é necessário realizar alguma modificação para conquistar mais resultados positivos.

A seguir, responderemos as principais dúvidas sobre o assunto. Prossiga com a leitura e entenda mais as margens de lucro.

 

O que são as margens de lucro?

A margem de lucro pode ser definida como uma proporção do lucro de uma organização dividido por sua receita. Dessa maneira, o indicador é sempre expresso em uma porcentagem, que sinaliza como a empresa utiliza a sua renda.

Quando a margem de lucro tem uma porcentagem alta, significa que a empresa gera uma boa lucratividade para cada real da receita. Ao mesmo tempo, a porcentagem baixa representa altos custos para os valores obtidos como renda.

Ou seja, uma empresa pode lucrar milhões e o proprietário pensar que ela lucra muito. No entanto, ela pode ser baixa e não representar ganhos significativos.

Leia também: CONTABILIDADE ONLINE: A ELLAS É O PORTO SEGURO DA SUA EMPRESA 

 

Quais são os tipos de margens de lucro?

As margens de lucro se dividem em três categorias. Veja, a seguir, explicações breves para cada uma delas!

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto indica os lucros da empresa relativos aos seus custos de produção. Para ela ser calculada, é preciso usar a seguinte equação matemática:

MARGEM DE LUCRO BRUTO = RECEITA DE VENDAS DOS PRODUTOS – CUSTO DOS PRODUTOS

 

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional, por sua vez, está relacionada com os custos operacionais que uma empresa possui. Ela pode ser calculada a partir da seguinte fórmula:

LUCRO OPERACIONAL = RECEITA TOTAL – DESPESAS OPERACIONAIS

 

Margem de lucro líquido

Finalmente, temos a margem de lucro líquido, que é um indicador de rentabilidade com base no lucro líquido. A fórmula do cálculo da margem de lucro líquido é:

MARGEM DE LUCRO LÍQUIDO = RECEITA TOTAL – TODOS OS CUSTOS ENVOLVIDOS

 

Qual é a relação entre as margens de lucro e o regime tributário?

Entender sobre as margens de lucro é importante para saber em qual regime tributário o seu negócio melhor se enquadra.

Quando uma empresa tem uma receita bruta anual que não ultrapassa o teto de R$ 4,8 milhões, pode se enquadrar no Simples Nacional. Esse regime tributário tem vantagens como um boleto único para quitação de todos os impostos.

Porém, quando esse valor é ultrapassado, a empresa precisa optar pelo Lucro Presumido ou Lucro Real. É aí que entram as margens de lucro.

No caso das empresas com margens baixas, talvez o Lucro Real seja mais interessante, tendo em vista que os impostos são cobrados a partir do valor real que é faturado.

Já no Lucro Presumido se estima um valor de faturamento e os impostos são calculados a partir desse número. Ou seja, essa pode ser uma alternativa mais interessante para empresas com margens de lucro maiores. Continue aprendendo com a Ellas! Leia agora o nosso artigo que fala sobre planejamento tributário.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This
WhatsApp Icone